Como escolher o software ideal para a sua empresa? Afinal, você quer que o seu negócio seja sustentável, mas tem dificuldades em aplicar uma gestão estratégica e operacional adequada?

Se a resposta for “sim”. É hora de adotar um software para orientá-lo a tomar decisões certeiras para a sua empresa!

Afinal, escolher um software de gestão não é uma tarefa fácil, pois precisa alinhar com as necessidades da empresa com as soluções entregues.

Mesmo que sejam acessíveis, o nosso intuito é ajudar você a escolher o certo. Então, confira as dicas que preparamos para você escolher o melhor software de gestão para a sua empresa.

1. Descubra as reais necessidades da sua empresa

O primeiro passo que você precisa ao escolher um software de gestão mais adequado ao seu negócio, é olhar para dentro da empresa.

Afinal, isso vale para todos os departamentos, os processos e quem os executa.

O objetivo é encontrar falhas, barreiras e problemas crônicos que impedem o desenvolvimento do seu negócio. Além disso, quanto mais informação tiver, fica fácil de identificar um software de gestão que oferece as soluções adequadas.

Fica a dica: se você considerar uma análise mais antiga, poderá não ter sucesso na escolha certa.

2. Verifique as integrações possíveis

Depois de escolher um software de gestão adequado para o seu negócio, é importante certificar se todos os processos são gerenciáveis em apenas um lugar. Então, antes de tomar uma decisão, pesquise junto à empresa de TI quais operações são integráveis ao sistema.

Por exemplo, pergunte à empresa de TI se poderá visualizar, gerenciar o estoque, realizar ordens de compra e venda. Além disso, cuidar das finanças, gerar relatórios de resultados, implementar as práticas de CRM etc.

3. Conheça a escalabilidade oferecida

Se você leva a sério a ideia de expandir o negócio, por isso, certifique se o software que você escolher estará apto para crescer com você.

O seu sistema é capaz de oferecer um gerenciamento de qualidade à medida que a empresa cresce? Aliás, essa é uma pergunta importante a se fazer.

Então, dê preferência para um software de gerenciamento que lida com um número maior de pedidos do que você já recebe atualmente. Assim, não perde nenhuma oportunidade de vendas no futuro.

4. Privilegie os sistemas com atualizações em tempo real

É crucial que os seus níveis de estoque e pedidos sejam atualizados em tempo real. Se o sistema não permitir isso, você corre o risco de vender produtos que não têm mais no estoque, devido aos dados imprecisos.

5. Observe se possui a disponibilidade em nuvem

Atualmente, a nuvem é uma tecnologia que é o futuro do varejo, pois oferece o acesso aos dados. Além disso, monitora os resultados em tempo real e executa as tarefas onde estiver independentemente do horário.

6. Atente-se quanto ao suporte oferecido pelo software de gestão

Quando se trata de softwares, há sempre uma possibilidade de você se deparar com dificuldades técnicas. Portanto, escolha um sistema que ofereça suporte por 24h.

7. Observe as facilidades de uso

Escolha um software de gerenciamento que seja simples de usar, fácil para treinar sua equipe. Dessa forma, permitirá que as suas análises e tarefas sejam executadas rapidamente.

8. Lembre-se dos benefícios da automação

Utilize a tecnologia a seu favor e abuse da automação. Ela permite que você economize a mão de obra, reduz o tempo na execução de cada tarefa. De quebra, diminui o índice de falhas humanas nos processos, assim, acabando com o retrabalho.

9. Escolha uma solução que atualize

Escolha uma solução que olhe para o futuro e esteja continuamente trabalhando em melhorias. Por isso, as atualizações com novos recursos, ferramentas são sempre bem-vindas para evoluir os métodos de gerenciamento.

10. Entenda que o preço baixo nem sempre é um bom negócio

Preço não é a coisa mais importante na hora de escolher um software de gestão. Isso porque as versões gratuitas possuem ferramentas e recursos limitados que não recebem as atualizações necessárias.

11. O Treinamento dos colaboradores é fundamental

A capacitação é fundamental para que o usuário possa aproveitar ao máximo os recursos disponíveis no software.

Outro ponto relevante, é em relação à possibilidade de contratar novos treinamentos sempre que desejar.

12. O contrato deve está de acordo com as suas necessidades

No contrato devem estar explícitos os direitos e deveres tanto do contratado quanto do contratante. Como também,  às cláusulas do contrato e tire todas as dúvidas com a empresa antes de fechar negócio.

Conclusão

Você precisa de um sistema que seja rentável para o seu negócio e deve considerá-lo como um investimento. Independentemente dos produtos e serviços que vende.

Como escolher o software ideal para a sua empresa é crucial para melhorar o negócio em todos os aspectos e aumentar as chances de sucesso.

Gostou das dicas? Aproveite para descobrir também a importância dos softwares de gestão para as pequenas empresas!

Converse agora com nossos consultores pelo Whatsapp: (11) 9 9026-3989 e conheça nossas soluções em transformação digital, tecnologia e negócios no mundo 5.0.