Seguindo os moldes do Outubro Rosa, a ação Novembro Azul retoma a conversa sobre prevenção ao câncer de próstata. O movimento, também conhecido por “Movember”, visa informar e conscientizar a população sobre a doença. Por isso, assim como fizemos no Outubro Rosa, hoje vamos mostrar como a tecnologia pode combater o câncer de próstata.
No Brasil, esse é o segundo câncer mais frequente entre os homens. Anualmente, estima-se que a cada 41 homens, pelo menos 1 morrerá de câncer de próstata. E do total de pacientes diagnosticados, 75% correspondem à faixa etária a partir de 65 anos.
Conforme envelhecem, os homens ficam mais propensos a desenvolver a doença. Mas isso não significa que os jovens não precisem se cuidar. Por isso, caso você perceba algum dos sintomas listados a seguir, procure um médico! Afinal, se diagnosticado e tratado nos estágios iniciais, as chances de cura do câncer de próstata são de 90%.
11 sintomas do câncer de próstata
Saiba quais são os alertas que indicam a necessidade de procurar um profissional:
Como a tecnologia pode combater o câncer de próstata?
A tecnologia vem sendo amplamente utilizada na área médica e tem ajudado a prevenir e tratar doenças como o câncer. Suas aplicações nos diagnósticos incluem o uso de robôs, IA, algoritmos, modelagem 3D, machine e deep learning, entre outras. Os robôs também são utilizados em cirurgias e já existem muitos apps que interpretam dados para direcionar o tratamento.
Soluções de prevenção e combate ao câncer
Conheça agora algumas das várias utilizações da tecnologia para combater o câncer de próstata.
SmartTarget
O SmartTarget é um dispositivo e software que consegue delimitar com precisão a área de tumores de câncer de próstata. Por meio de IA, modelagem 3D e machine learning, ele funciona com scanners de ressonância magnética e equipamentos de ultrassom.
O objetivo do SmartTarget é facilitar a realização do exame e possibilitar diagnósticos mais acurados, pois os médicos podem saber exatamente qual área deve ser removida.
A solução foi desenvolvida por médicos da University College London Hospitals e pesquisadores da UCL Centre for Medical Image Computing. O SmartTarget está disponível em inglês e, segundo o site oficial, alguns dos benefícios são:
- Posicionamento exato da agulha no exame;
- Redução do risco de infecção em biópsia transperineal;
- Contorno rápido e fácil do ultrassom;
- Segmentação máxima do núcleo do tumor.
Predict Prostate
Predict Prostate é uma ferramenta de comparação entre diferentes opções de tratamento. Por meio do cruzamento de dados de outros pacientes do Reino Unido, ele fornece a porcentagem de sucesso de cada método. Os resultados são totalmente personalizados e levam em consideração as características de cada paciente.
My Cancer Coach
O app My Cancer Coach fornece informações sobre câncer de próstata, mama e colo de útero. O objetivo é orientar os pacientes e acompanhar o progresso do tratamento. Com esse aplicativo, é possível:
- Acessar conteúdo informativo em vários formatos;
- Monitorar resultados;
- Anotar perguntas para fazer ao médico;
- Agendar e organizar consultas, reuniões e outros compromissos.
Rotterdam Prostate Cancer Risk Calculator
Este aplicativo visa complementar o diagnóstico de câncer de próstata por meio de medições, redes neurais e nomogramas. Em forma de calculadora, ele pode ser usado por todo mundo: pacientes, clínicos gerais e urologistas.
O app fornece a porcentagem de risco de desenvolvimento da doença e funciona como uma pré-biópsia.
Rotterdam Prostate Cancer Risk Calculator está disponível em inglês para Android e iOS.
Soluções digitais estão ganhando a área da saúde
Não é novidade que as soluções digitais estão ganhando a área da saúde. Tanto é que a cada dia surgem novas health techs – empresas que utilizam tecnologia para resolver problemas do segmento. As soluções criadas pelas health techs possibilitam diagnósticos e procedimentos rápidos e precisos, educam a população, orientam e apoiam pacientes.
Entretanto, é importante ressaltar que estes apps, plataformas, sistemas e dispositivos são pensados para atuar como ferramentas complementares. O objetivo do uso da tecnologia na área da saúde é facilitar o atendimento e tornar os tratamentos mais assertivos. Contudo, nenhuma das soluções visa ou deve substituir o trabalho de profissionais especializados.
Por isso, cuide de quem você ama, começando por você. Vá a consultas médicas regulares e incentive familiares e amigos a fazer o mesmo. Afinal, prevenir é melhor do que remediar.
Saiba mais
Quer conhecer mais sobre health techs e o uso da tecnologia na saúde? Acompanhe os nossos próximos textos!
Experts em tecnologia e inovação
Nosso time de especialistas está à disposição para encontrar a melhor opção para o seu negócio.
Converse com a equipe de consultores mais próxima de você.
- Contato global: +55 0800 591 3121
- Rio de Janeiro: +55 (21) 3500 8480
- São Paulo: +55 (11) 4858 5910
- Minas Gerais: +55 (34) 3211 7299
- Panamá City: +507 360 3462
- Santiago: +56 22577 4210