A inteligência artificial é a mais importante na era da transformação digital. Hoje conseguimos construir sistemas que aprendem por conta própria, com intuito de realizar e até mesmo melhorar o trabalho do humano.

Muitas empresas estão utilizando a inteligência artificial como auxílio para o marketing, mapeando o comportamento dos consumidores, buscando disponibilizar uma melhor experiência para o mesmo.

Com isso, a inteligência artificial está saindo do mundo da ficção e entrando no nosso cotidiano. Além  de facilitar como usamos a internet, também está  ampliando e modificando diversos segmentos de  mercados. 

 

O que é inteligência artificial?

Quando pensamos em inteligência artificial logo vem à cabeça os robôs, porém, não é somente isso. A I.A é a capacidade de máquinas aprender, raciocinar, imitar o comportamento humano e solucionar tudo que envolve tecnologia, podendo ser usada para computadores, softwares e dispositivos.

Ela é a mistura do mundo físico e digital, auxiliando e agregando valor ao produto.

 

Como funciona?

Através de algoritmos de computador, a I.A identifica alguns padrões no comportamento humano para tomada decisão. Simulando nossa capacidade de escolha.

Exemplos bem comuns no nosso cotidiano e que utilizam desse recurso são a netflix e o spotify. Eles utilizam para analisar o perfil de filmes, séries e músicas que geralmente o consumidor costuma acessar e com isso ele faz sugestões de acordo com seu perfil.

O maior desafio das empresas é entender com complexidade o comportamento do consumidor. Com o auxílio da Inteligência Artificial é possível mapear o perfil do usuário, ajudando as empresas trabalhar com exatidão para o desenvolvimento de campanhas, criação de promoção, divulgação de um novo produto ou ação institucional.

A Inteligência Artificial já faz parte de nossas vidas, mesmo sem perceber. Essa tecnologia pode nos ajudar em algumas situações, como por exemplo:

Recomendação de produtos e serviços

Com a I.A o computador consegue avaliar as preferências e hábitos dos consumidores, sabendo quem tem real interesse no seu produto/serviço e recomendar para quem se encaixa no perfil do seu público alvo. O objetivo é melhorar essa experiência gerando um maior relacionamento com sua marca, fazendo ofertas precisas e aumentando a chance de conversão.

 

Experiência do consumidor

Atender bem o cliente é o principal requisito que os consumidores avaliam hoje. Coletar informações em tempo real proporciona uma abordagem mais humana e personalizada.

Muitas pessoas preferem investir mais caro para obter uma experiência satisfatória. Trazendo mais benefícios e soluções a cada dia.

A Inteligência Artificial consegue reduzir os erros de processos manuais e reconhece padrões para evitar a falta de conformidade. Possui também um aumento de produtividade por ter uma menor taxa de erros e poder tomar decisões mais precisas.

 

Segmentação do público

Ele otimiza a segmentação do público de forma eficaz. Os algoritmos são capazes de identificar quais variáveis de fato importam e quais não são importantes. 

Por meio dessa análise de comportamento, as empresas conseguem saber quem são as pessoas que possuem o perfil de compra da sua empresa, fazendo campanhas publicitárias específicas para seu público. A I.A pode reconhecer gostos e quais identificar anúncios tem maior conversão.

Um exemplo é quando nós pesquisamos um produto e não realiza a compra, logo começa a aparecer várias propagandas deste produto, permanecendo durante um tempo na sua cabeça.


Automação do atendimento

Conseguir responder para os clientes de forma rápida e eficaz é essencial atualmente. Os bots de chats é um bom exemplo de automação. 

Poder resolver seus problemas em qualquer momento do dia é essencial para o consumidor, porém, pode levar um tempo até que a empresa desenvolva um diálogo eficaz por meio da I.A. O objetivo é que as empresas façam um funil de vendas, chegando ao vendedor somente aquele que realmente deseja efetuar uma venda ou destinar ao local correto para soluções de problemas.

Outro exemplo é o atendimento de call center, agilizando a resolução de problemas. Com isso as empresas conseguem reduzir custos, ter maior velocidade na execução de processos e baixo índice de erros.

 

Reconhecimento de voz e imagem

Os algoritmos são capazes de aprender vocabulários, frases, expressões, sotaques, entre outros. Por conta disso ele está sendo cada vez mais utilizado por canais de atendimento, mecanismos de busca, suporte ao cliente.

Com a I.A a empresa é capaz de analisar o tom de voz e saber o grau de satisfação do cliente. Ela também realiza respostas padrões para as perguntas mais frequentes, sugerindo a transferência para um atendente, caso seja necessário.

As buscas por imagem se tornam mais precisas. Ele auxilia sites de e-commerce a indicar produtos que possuem o mesmo estilo do que foi pesquisado. 

 

Mecanismo de busca

Está sendo utilizado pelo Google desde 2015, melhorando essa experiência de busca. Utilizando estratégias de SEO, as empresas estão buscando alavancar seu posicionamento no Google, estando sempre no topo das pesquisas.

 

Precificação de produto

A precificação é definida de acordo com a procura x oferta de determinado produto. Em produtos que estão obtendo poucas ofertas é natural abaixar o preço ou fazer alguma promoção, já em produtos que tem muita procura a tendência é aumentar o preço devido a demanda alta. 

Com esse sistema dá para ter as informações e alterar os preços de forma automática. Por exemplo em sites de passagens aéreas, reserva de hotéis e livros já utilizam a IA, por ser produtos que tem muita procura na internet, podendo oferecer para seus consumidores as melhores ofertas.

 

Análise de sentimentos e gerenciamento de comunidades

Saber o que seu público está falando sobre sua empresa é essencial para o sucesso da mesma. A I.A está presente em todas as redes sociais, identificando sentimentos do seu público em cada rede social. 

Existem muitos aplicativos que interagem com seu público. Comentando, curtindo e seguindo em redes sociais. Pode ser usado também para responder comentários de críticas ou reclamações, poupando o trabalhador de transtornos diários. 

Com ela a empresa entende as dores e problemas dos clientes com rapidez, proporcionando um atendimento de qualidade e gerando fidelidade ao cliente. Para o cliente se torna mais prático por não ter tanta burocracia e garante resultados eficientes.

 

Comportamento do consumidor

Com informações sendo atualizadas a cada minuto, é possível rastrear qualquer coisa na internet, entendendo melhor do que nunca o comportamento dos consumidores. Com isso, as empresas podem avaliar os costumes do seu público alvo, sabendo suas preferências e mapeando o seu comportamento.

As empresas utilizam essas informações para fazer campanhas de estratégias direcionada exatamente para seu público alvo. O algoritmo aprende a frequência que o consumidor realiza compras e as visitas que fazem nos sites, estabelecendo o momento perfeito para exibir campanha de marketing digital. 

Com essas informações a empresa consegue interagir com mais eficiência, melhorando a experiência que o seu consumidor tem com a marca.

 

Quer fazer parte dessa nova era? Entre em contato com um de nossos consultores.

  • Contato global: +55 0800 591 3121
  • Rio de Janeiro: +55 (21) 3500 8480
  • São Paulo: +55 (11) 4858 5910
  • Minas Gerais: +55 (34) 3211 7299
  • Panamá City: +507 360 3462
  • Santiago: +56 22577 4210

Preencha o formulário em nosso site ou envie um e-mail para: [email protected].