Carreira profissional e a revolução tecnológica

Novas profissões surgindo e com a tecnologia e suas ferramentas digitais irão alavancar ou ajudar a construir o novo conceito de carreira profissional. 

A Quarta Revolução Industrial está mudando o cenário de trabalho nas indústrias, em todo o mundo. O Fórum Econômico Mundial relata que isso pode causar o deslocamento de 75 milhões de empregos devido à adoção de novas tecnologias e mudanças estruturais no mercado de trabalho.

No entanto, nem tudo é desgraça e tristeza. A chave é traçar um plano de carreira que tire proveito dessas mudanças tecnológicas, mas não possa ser substituído por elas.

Em 2030, as funções em suporte de escritório, serviço de alimentação, produção e operações de máquinas e instalação e reparos mecânicos terão praticamente desaparecido nos Estados Unidos.

Os empregos que continuarão a ter demanda incluem profissionais de saúde, especialistas em STEM – ciência, tecnologia, engenharia e matemática-  criativos, gerentes e aqueles em educação ou treinamento de força de trabalho.

Também terá aumento de empregos que ainda não existem para atender a necessidades novas e crescentes, como mudanças climáticas e questões ambientais. Para atender à expectativa de vida mais longa da população global.

Imagine uma mudança de carreira para se tornar um especialista em energia solar ou turbina eólica? Se reinventar como um agricultor urbano?

Essas profissões são reconhecíveis com uma torção de nicho, mas há previsões de que funções futuras, como psicólogo de IA, gerente de drones ou um analista de dados quânticos também existirá.

Também deve haver um crescimento significativo nos profissionais de saúde e bem-estar que podem ajudar a cuidar de uma população que envelhece, mantendo todos em forma e saudáveis ​​e oferecendo cuidados especiais.

Você está desenvolvendo habilidades exigidas para os empregos do futuro?

Embora seja impossível prever o curso futuro de cada trabalho no local de trabalho, existem certos recursos que podem ajudar a proteger sua carreira futura, se não sua função atual. 

Habilidades de tecnologia e finanças ainda estarão em alta demanda, mas também haverá a necessidade de habilidades sociais que não podem ser automatizadas. Isso inclui inteligência emocional para comunicação e resolução de conflitos, pensamento crítico, resolução de problemas e inovação.

Antes de começar a mapear suas metas de carreira de 10 anos, é útil entender essas mudanças no local de trabalho e quais forças terão o maior impacto nas organizações. Depois, você pode adaptar esse plano para ficar pronto para o trabalho.

Cinco forças fundamentais que afetam o cenário profissional do futuro

  1. O rearranjo organizacional mudará a demanda de trabalho

As organizações se tornarão mais flexíveis e transparentes, com foco em relacionamentos baseados em projetos e sustentabilidade empresarial. A liderança se tornará mais horizontal e compartilhada à medida que o aumento das colaborações sociais e externas quebrem o modelo hierárquico tradicional.

Cargos importantes:

  1. Gerente de processos de negócios
  2. Gerente de Operações
  3. Gestor de projeto
  4. Especialista em sustentabilidade empresarial
  1. Talentos cada vez mais global e diversificado moldará a criação de empregos

A força de trabalho se tornará cada vez mais multigeracional e diversa, enquanto o espaço de trabalho se tornará mais flexível e ágil. Haverá necessidade de modificar políticas, salários, benefícios e layouts de escritório para acomodar as necessidades do novo profissional.

Cargos importantes:

  1. Gestor de RH
  2. Gerente de talentos
  3. Gerente de instalações
  1. Um mundo conectado mudará a maneira como você trabalha

Como os dispositivos virtuais permitem que as interações e a comunicação no local de trabalho aconteçam em qualquer lugar, a qualquer momento, as funções e carreiras são cada vez mais redefinidas para se encaixar nesses modelos sem fronteiras.

Cargos importantes:

  1. Especialista em Internet das coisas
  2. Gerente de sistemas de informação
  3. Desenvolvedor de aplicativos
  4. Gerente de computação em nuvem
  5. Gerente de cibersegurança 
  1. Adapte-se às rápidas mudanças tecnológicas

A inteligência artificial (IA), robôs, veículos autônomos e a Internet das Coisas estão remodelando o mundo do trabalho. O ecossistema de hoje exige uma força de trabalho que possa lidar com a incerteza, se adaptar a mudanças frequentes, se envolver com a automação e desenvolver seu conhecimento quando certas habilidades se tornam obsoletas.

Os profissionais inteligentes e líderes de negócios estarão procurando maneiras pelas quais os avanços tecnológicos podem agregar valor aos negócios e vantagem competitiva.

Cargos importantes:

  1. Analista de informações
  2. Cientista de Dados
  3. Empresário fintech
  4. Especialista em IA
  5. Profissional de informática
  6. Praticante de saúde

Você quer levar suas habilidades de tecnologia para a saúde?

De acordo com um relatório recente da MarketsandMarkets, o mercado global de TI de saúde está projetado para atingir US $ 297,49 bilhões até 2022. Esse crescimento se deve à maior necessidade de melhorar a qualidade da saúde, garantindo a eficiência operacional e tecnológica dentro das entidades do setor.

Naturalmente, esse crescimento criou e continuará a criar uma demanda por funcionários e professores com experiência e conhecimento nesta área. Isso significa que você tem a oportunidade de começar a desenvolver suas habilidades tecnológicas para ter um impacto significativo no setor de saúde do futuro.

  1. Como a colaboração entre humanos e robôs mudará o ambiente profissional

À medida que big data, análises e IA assumem o trabalho que antes era realizado por humanos, novas funções de trabalho começarão a se abrir. Estes serão focados em habilidades como monitoramento, criação, operação ou projeto de processos automatizados e online.

Cargos importantes:

  1. Desenvolvedor de aplicativos
  2. Analista de sistemas de negócios
  3. Gerente de computação em nuvem

 

Você poderia ser o próximo desenvolvedor de curso online?

A indústria de e-learning deve atingir uma participação de mercado global de 300 bilhões até 2025, em grande parte impulsionada por avanços em tecnologia, necessidades de negócios em evolução e uma série de tendências emergentes de aprendizagem e desenvolvimento.

A capacidade de implementar e desenvolver cursos e programas online ou utilizar técnicas de aprendizado online para treinamento corporativo, que fará de você um ativo inestimável para a força de trabalho nos próximos anos.

 

 A aprendizagem ao longo da vida é a chave para o desenvolvimento de carreira

A educação é uma atitude de aprendizagem ao longo da vida vão se tornar mais cruciais do que nunca. O Fórum Econômico Mundial identificou a educação como a forma número um de preparação para as próximas duas décadas de trabalho. Aprendendo constantemente novas habilidades, atualizando suas habilidades atuais ou experimentando em diferentes setores, você estará tão preparado quanto possível para adaptar sua carreira para cumprir as funções de trabalho do futuro.

 

Venha fazer parte desse novo mundo! Fale com um de nossos consultores!

Outras Postagens