Desde o ano passado o uso de blockchain e criptomoedas cresceram bastante. Além de mudar o universo da TI, essas tecnologias alteraram a forma como as pessoas investem. Nesse post, vamos falar a respeito destas tecnologias .
A Blockchain surgiu em decorrência do Bitcoin, ambos foram lançados em 2009.
Conceito de Bitcoin
O Bitcoin é a principal moeda digital (não é disponibilizada de forma impressa) produzida em sistemas operacionais de modo descentralizado e criptografado, ou seja, ela não é regulada pelo Banco Central nem controlada por governos ou instituições financeiras tradicionais.
Conceito de Blockchain
A Blockchain (cadeia de blocos), por sua vez é um sistema de registro que garante a segurança das operações realizadas por criptomoedas, e contém todas as transações processadas no sistema. As informações contidas no blockchain são públicas, de modo que todos os participantes da rede possuem acesso. Uma vez que registrada e aceita, essa informação não pode ser apagada. Além disso, quando uma atualização é realizada todas as cópias recebem a atualização em questão de segundos.
Mas afinal, o que liga os blocos, transformando em blockchain?
A cada nova transação, novos registros são gerados, de modo que são inseridos em novos blocos. Os blocos possuem um código próprio que fazem a conexão com o bloco seguinte, além de um código em comum relacionado ao bloco anterior. No Bitcoin, por padrão, a cada dez minutos um bloco é fechado contendo todas as transações nesse período.
A blockchain é um sistema de dados que garante a segurança das transações por moedas digitais, além de ser um método de pagamento mais ágil do que os convencionais. Fique atento ao nosso blog que em breve vamos discutir outros temas associados a blockchain e criptomoedas.