O uso do smartphones vem crescendo cada vez mais no Brasil, já está quase se igualando ao número da população brasileira, sendo superior ao número de notebooks e desktops. 

Pensando nisso, as empresas estão investindo cada vez mais no mobile. Aquelas empresas que saem na frente com essa tecnologia estão ganhando um mercado mais abrangente, possibilitando para o consumidor ter mais opções de lugar de compra, utilizando uma tecnologia que não se tornará ultrapassada no curto prazo. 

Contudo a criação de um aplicativo não é tão simples como muitas pessoas pensam, passa por diversas etapas até chegar na reta final, precisando ter bons profissionais por trás da construção de cada etapa. 

 

Identificação da necessidade de um aplicativo

A empresa deve saber qual problema o aplicativo irá solucionar internamente, ou qual a dor de mercado irá sanar para um novo setor. 

O modo de comprar tem mudado nos tempos atuais, o cliente poder ter a disposição de comprar em qualquer lugar ou momento faz muita diferença na hora de escolher onde efetuar a compra. 

Com o aplicativo a empresa pode ter acesso às informações mais rápida e eficaz, ter uma comunicação assertiva. Ainda tem uma visão clara de todos os envolvidos no processo, os cenários em que a empresa atua e os problemas que devem ser resolvidos pela mesma.

 

Desenvolvimento de aplicativo

O desenvolvimento de aplicativo é feito com linguagem de programação usadas para escrever regras e funções, que são compreendidas por máquinas. Sendo executadas através de respostas a movimentos como toque na tela, envio de dados em formulários, pesquisas etc.

A linguagem de programação tem a função de expressar um algoritmo que molda um negócio. O algoritmo é desenvolvido para espelhar o mundo real, como transações financeiras, hierarquia de informações, dados pessoais.

Para criação do aplicativo é criado milhares de linhas de código e conforme a complexidade do negócio essas linhas de código aumentam ainda mais. O desenvolvimento dessas linhas de código se torna um software que funciona sob um sistema operacional, responsável por controlar o hardware. Em aplicativos mobile os sistemas operacionais mais utilizados são Android e iOS, já em computadores os mais comuns são Windows, Mac e Linux.

A linguagem utilizada para desenvolver app Android é o Java e para iOS é utilizado o Swift. Podendo ter a opção de utilizar o framework Cordova, podendo criar sistemas híbridos, ou seja, Android e iOS. 

Equipe de desenvolvedores

Para construção de um aplicativo, nós passamos por algumas fases: UX/UI, back-end, front-end e integração.

UX/UI

Um aplicativo deve ter uma boa usabilidade, em que o usuário encontre o que precisa de forma rápida, com fluidez. Além disso, ter uma aparência agradável faz com que os usuários permaneçam mais tempo no aplicativo, escolhendo as cores certas de cada setor. Pensar onde cada botão estará inserido, observando como nós pegamos o celular, nos ajuda a ver com os olhos dos consumidores, apresentando um fluxo de informações claro e conciso.

Se o usuário encontrar dificuldades ao mexer no aplicativo, significa que está feito de forma incorreta. Para que não ocorra esse tipo de problema nós devemos contar com uma equipe com excelentes profissionais, onde um possa auxiliar e pensar em soluções juntos.

Back-end

Os dados publicados precisam de um local de armazenamento para poder acessar, é feito o desenvolvimento das regras para o processamento das informações. Nessa etapa é a gravação e busca em de dados, interação com o servidor, utilização de tarefas por terceiros, APIs de instituições bancárias, sistemas de fornecedores, parceiros comerciais e muitos outros tipos de serviços.

Front-end

Ele desenvolve o código da interface visual. Todo o projeto que o designer imaginou o front-end da vida a ele, tornando funcional.

Integração

Interação com outros sistemas que possuem aplicação diferente. Assim, é possível integrar nosso sistema com diversos outros aplicativos, os dados integrados ficam na nuvem e tem a possibilidade de alterar, selecionar e excluir quando quiser.

Gerenciamento de projetos

Os profissionais desta área devem ser confiáveis, experientes e apresentar resultados de forma concreta. Eles possuem o contato direto com o cliente, supervisionando as datas de entrega de etapas e fazendo essa ponte de informações, passando para o profissional de cada etapa o desejo do cliente.

 

O uso do aplicativo está em crescimento com a transformação digital, ajudando as empresas a se destacar no mercado. Ele passa por etapas complexas durante a criação, que exige conhecimento aprofundado em linguagem de programação. Sua empresa deve contar com profissionais altamente qualificados para desenvolver o projeto com expertise.

 

Pós lançamento

Um novo mundo começa para sua empresa. Com a evolução da tecnologia, com o passar do tempo surgirá novas funcionalidades que pode auxiliar ainda mais a sua empresa, fazendo com que o aplicativo tenha uma evolução constante.

Recomendamos que contrate serviços de manutenção e suporte técnico, assim garante que sua empresa esteja sempre em perfeito funcionamento.

Divulgar o aplicativo é um dos principais recursos que a empresa pode utilizar para conquistar clientes, não basta apenas estar disponível para baixar, afinal, você tem que ser visto e reconhecido para entrar em contato com o app. O investimento pode até parecer alto, mas o retorno que sua empresa terá é maior. 

 

Quer fazer parte desse novo mundo? Fale com um de nossos consultores.

  • Contato global: +55 0800 591 3121
  • Rio de Janeiro: +55 (21) 3500 8480
  • São Paulo: +55 (11) 4858 5910
  • Minas Gerais: +55 (34) 3211 7299
  • Panamá City: +507 360 3462
  • Santiago: +56 22577 4210

Preencha o formulário em nosso site ou envie um e-mail para: [email protected].