Com a tecnologia a favor na criação de aves, os inúmeros processos são automatizados dentro da granja. Assim, obtêm economia na energia, como também evita o desperdício de ração, a mortalidade do animal e entre outros.

Você sabia que a criação de aves, é responsável na arrecadação do PIB nacional? Que a carne de frango está presente em 160 países? E que o Brasil está na primeira posição no ranking de exportação?

Aliás, o avicultor garante a qualidade dos produtos. Porque ele investe em tecnologia na criação de aves. Assim, melhorando em todas as etapas da cadeia de produção.

A qualidade do produto que chega aos mercados, depende de uma série de fatores. Desde a criação de linhagens adaptadas aos sistemas. Que também, garante o bem-estar da ave, boa alimentação até a segurança sanitária.

Mas, então, de que forma a tecnologia, está presente no sistema de criação de aves? Como ela influencia diretamente a produtividade da granja? Continue a leitura e entenda!

 

Como a tecnologia é utilizada na criação de aves?

A tecnologia aprimora os processos de produção, na criação de aves. Que está presente nos sistemas que garantem a ambiência dos galpões, por exemplo, no controle de temperatura, na umidade e presença de gases.

Continuando, a tecnologia melhora o bem-estar dos animais, na elaboração das rações, nos programas e softwares que auxiliam a automação. Por fim, no gerenciamento das atividades, na vigilância sanitária e também nas técnicas de manuseio pré e pós-abate.

Isto é, maximiza o desempenho das aves, além, de aumentar a velocidade da produção. Que possibilita uma resposta rápida e eficaz frente a qualquer eventualidade na granja.

 

Como implementar as tecnologias na granja?

Com a tecnologia a favor na criação de aves desde de 1950. Houve o melhoramento genético das aves, a adaptação dos sistemas de produção. Além disso, houve uma grande capacidade de conversão alimentar e velocidade no seu crescimento.

Porém, para que o potencial genético, a qualidade dos seus produtos atinja a expectativa dos consumidores. É fundamental priorizar o bem-estar da ave dentro granja.

Isso significa o bom manejo da granja, a nutrição adequada para cada fase de criação. Como também, à manutenção sanitária, para garantir o sucesso do avicultor.

Nesse contexto, a tecnologia otimiza a criação de aves, como o bem-estar animal e com a automatização e a gestão desses processos.

Aliás, as estratégias tecnológicas que aumentam a produtividade do negócio. Estão cada vez mais dentro das granjas brasileiras, então, podemos destacar as seguintes.

Os drones

Os drones são indicados para fazer o controle das condições climáticas. Como também, a emissão de ruídos no entorno dos galpões.

Os sensores

Os avicultores usam esses dispositivos para a melhora do bem-estar da ave.

Eles são instalados no interior dos abrigos, que medem a temperatura e a umidade. Além disso,  os sensores monitoram os níveis de amônia, dióxido de carbono. Também ajustam a intensidade de luz, que estimula a produção dos animais.

A inteligência artificial (I.A.)

A inteligência artificial é aplicada, por exemplo, na etapa de desossa  dos frangos. Aliás, essa atividade requer uma estimativa do peso e da forma de cada peça.

Além de uma habilidade pessoal, ao incluir a inteligência artificial na granja. O processo de automatização, eleva o nível de precisão dos cortes e diminui o desperdício.

A realidade aumentada (RA)

A realidade aumentada é a combinação de informações virtuais, com a visualização do mundo real.

Uma das aplicações da tecnologia é através de um dispositivo, como o óculos especial ou smartphone. Dessemodo, é capaz de identificar as partes da carne, que não consegue enxergar sozinho, a olho nu.

Os equipamentos de ponta

Os equipamentos instalados para fazer a ventilação, a regulagem da temperatura. Bem como da umidade, são desenvolvidos para cada propriedade.

Dessa maneira, a distribuição de ração para os frangos é mecanizada. Isto é, reduz em até um terço, o tempo dessa atividade que antes era feita manualmente.

A internet das coisas (IoT)

Agora, imagine todos esses processos sendo monitorados em tempo real, por meio do seu smartphone. É isso que a Internet das Coisas — Internet of Things em inglês — faz.

O uso de aplicativos conectados à rede, confere uma maior ligação entre o maquinário e os funcionários da propriedade. Que passam a ter mais controle sobre o andamento destes. 

Além disso, essa conectividade possibilita ao produtor rapidez, para solucionar qualquer eventualidade.

A nutrição balanceada

Em relação à nutrição das aves, que é imprescindível para maximizar o seu potencial. As rações são elaboradas, que atingem os objetivos específicos. Como a inclusão de aditivos para substituir os antibióticos.

Além disso, o alimento é balanceado com os nutrientes que cada variedade de frango exige.

Por que é importante investir em tecnologia na criação de aves?

Independentemente do tamanho da granja e do plantel. É fundamental que o produtor busque sempre atualizar e procurar as melhorias para o seu negócio. Isto é, a alta demanda do mercado, as exigências dos consumidores.Portanto, a tecnologia a favor na criação de aves, garante uma alta produtividade. Além disso, garante a maior qualidade nos produtos e, consequentemente, o aumento do lucro para o empreendedor.

Este artigo foi útil para você? Que continuar a ler nossos artigoss? Então, acesse o nosso blog, crosoften.com/blog/ .