As principais tendências de automação para 2022

As principais tendências de automação para 2022, segundo projeção da McKinsey o investimento na tecnologia aumentará 80% entre as organizações.

As principais tendências de automação para 2022, segundo projeção da McKinsey o investimento na tecnologia aumentará 80% entre as organizações. Onde, as empresas continuarão a investir ou já têm projetos em andamento para o próximo ano.

A automação nunca foi uma categoria estática: crescimento rápido, inovação constante e adoção mais ampla estão incorporados em seu DNA desde sempre. Mas em 2022, a categoria se moverá mais rápido e mais longe do que nunca.

Nº1: O RPA como a tecnologia central

Em 2022, o RPA assumirá um ponto central na jornada da automação, em torno do qual todas as outras atividades e tecnologias de automação das empresas deverão orbitar. Esta é uma estratégia que tende a se expandir para integrar, os recursos de tecnologias de automação de processos de negócios adjacentes.

Isso não quer dizer que o RPA faz tudo o que outras tecnologias de automação fazem, mas é certo que plataformas de automação avançadas incorporam funcionalidades críticas para a empresa. Por exemplo, como a governança, ambientes de construção de baixo código ou sem código, e suporte para “democratização” e escalabilidade.

Assim, em 2022, veremos as plataformas de RPA lidando com uma gama ampla de oportunidades de uso. Consequentemente, expandindo a expressividade dos desenvolvedores, que investirção na interoperabilidade e em integrações fáceis com outras tecnologias.

Nº 2: Uma nova camada de engajamento

Hoje, grandes empresas têm em média mais de 170 aplicativos diferentes, entre os quais as pessoas realizam o trabalho. Uma grande parte do dia do colaborador médio é gasta em trabalho de cadeira giratória” de baixo valor. Um grande dreno tanto para a produtividade da empresa quanto para a motivação profissional.

Muitas organizações já tratam esse problema fornecendo assistentes digitais aos profissionais. Mas, em 2022, veremos as empresas de ponta tentarem algo novo. Por exemplo, adicionar uma “camada de automação” entre os trabalhadores e os sistemas e aplicativos corporativos.

Os robôs  criarão junções digitais entre sistemas de registro e assumirão tarefas repetitivas. Cos omo inserir dados de um sistema em outro ou abrir e fechar programas. Haverá também, conexões e componentes reutilizáveis, um ambiente de construção e recursos de manutenção e governança.

Nº 3: Tarefas just-in-time criadas por robôs

Atualmente as pessoas quase sempre realizam o trabalho em aplicativos de negócios: abrindo o Jira, mudando para o Workday, concluindo tarefas no Salesforce e assim por diante.

Mas ano que vem, veremos o surgimento de um novo paradigma de fluxo de trabalho. Em vez de usar muitos aplicativos de negócios separados para realizar o trabalho, os profissionais receberão um fluxo de tarefas just-in-time em seus desktops.

Essa abordagem libera o profissional para se concentrar em funções mais importantes e gratificantes. Assim, o livra de perder tempo abrindo, fechando e navegando nos aplicativos para concluir os fluxos de trabalho que abrangem vários sistemas.

Segundo estudo do International Data Corporation (IDC), até 2024, 25% do desenvolvimento de novos aplicativos voltados para o colaborador será substituído pela criação de fluxos de atividades. Que virão sem código de tarefas e que serão atribuídos para profissionais os emparelhados com assistentes de robôs.

Nº 4: Centros de excelência de automação robustos

A implementação da automação de processos, é condição essencial para fornecer as taxas de sucesso, o ROI mais altos para as iniciativas de Inteligência Artificial nas empresas.

Isso porque a automação prova em ser a escolha ideal para lidar com dificuldades na execução de IA. As plataformas de nível empresarial atuais, permitem que os modelos sejam rapidamente inseridos em fluxos de trabalho. Desse modo, os robôs conseguem acessá-los e aplicá-los em tempo real.

As empresas de ponta já usam a automação, para colocar os modelos em produção. Assim, trazer IA e o Aprendizado de Máquina para as linhas de frente de ações, tomada de decisão e análise.

Nº 5: Flexibilidade e inovação arquitetônica baseada na nuvem

Quando se trata de escolher uma plataforma de automação, o mercado está cada vez mais exigindo flexibilidade, para se tornar cada vez menos dependente de um determinado modelo de entrega.

Por sua vez, estimula as empresas de tecnologia de automação, a desenvolverem plataformas que possam ser entregas de software como serviço (SaaS). Com o mínimo de transtornos e interrupções possível. Assim, permitir as transições de baixo atrito para novos modelos, se assim o cliente desejar.

Para muitas empresas de tecnologia de automação, isso significa adotar arquiteturas nativas da nuvem mais flexíveis. Isto é, tecnologias modernas que garantem as mesmas funcionalidades e recursos. Independentemente de como ou onde o cliente deseja executar a plataforma.

Em 2022, haverá mais inovação na maneira como as plataformas são projetadas e empacotadas. Contudo, essa inovação se concentrará na oferta de benefícios, como minimizar as habilidades e esforços necessários para instalar. Também gerenciar, atualizar as plataformas e a redução do custo total de propriedade para cada modo de entrega.

Nº6: O crescimento explode em todo o ecossistema de automação

Não é apenas a tecnologia de automação que cresce, são todas as atividades em torno dela também. Quando se trata de medir o tamanho e o crescimento do mercado de automação, as empresas produtoras de tecnologia de automação são apenas a ponta do iceberg.

O ecossistema ao redor delas ou seja, empresas que fornecem o software, hardware, serviços de integração de TI, Também no desenvolvimento de aplicativos personalizados e consultoria.

Portanto, não é de se admirar que negócios e serviços de TI, provedores de soluções de software, estejam entrando neste mercado com entusiasmo. A Crosoften, ilustra isso: atualmente com mais de 900 projetos desenvolvidos no Brasil, e continua a crescer na América Latina.

Assim, a perspectiva é que, em 2022, continuemos a ver o desenvolvimento de todo o ecossistema, em plena expansão. Espelhando todo o potencial que a automação de processos guarda para os próximos anos.

A Crosoften tem como visão entregar uma empresa totalmente automatizada. Ou seja, viabilizar que a automação desbloqueie todo o potencial do negócio.

Portanto a Crosoften, oferece uma plataforma de ponta a ponta para automação. Combinando sua solução líder em Robotic Process Automation (RPA), com um conjunto completo de recursos. Assim, permitindo que cada organização dimensione suas operações em uma velocidade sem precedentes.

Outras Postagens