A importância da tecnologia para o agronegócio, otimiza os processos, que aumenta a produtividade, como também a precisão e a qualidade da produção agrícola.
A sua produção precisa de agilidade na execução das tarefas ou ampliar em escala exponencial? Então, continue a leitura e veja como a tecnologia no agronegócio melhora os seus resultados.
Como a tecnologia atua no agronegócio?
De acordo com um levantamento feito pela Comissão Brasileira de Agricultura de Precisão (CBAP). 67% das propriedades rurais brasileiras utilizam algum tipo de tecnologia para otimizar a produção.
Para você ter uma ideia de como isso funciona na prática, já existem aplicativos que alertam o produtor de leite ou mesmo quando é hora de desmamar um bezerro, por exemplo.
Na suinocultura não é diferente. É possível instalar sensores que monitoram em tempo real a temperatura do lugar. Além disso, é claro, verificar o nível de ventilação ou até mesmo a intensidade de ruído do rebanho.
Atualmente, outra solução que ganha mais adeptos no campo, são os softwares para gerenciamento. Isto é, eles apoiam o produtor rural na organização e controle de todos os dados e informações envolvidos no negócio.
Alguns softwares possuem o objetivo de integrar todos os sistemas, que automatiza os processos e agilizando a agricultura de precisão.
Mais precisão e agilidade no campo
A importância da tecnologia para o agronegócio, transforma a experiência dos produtores rurais. Que facilita a tomada de decisões, que reduz os custos e agiliza as tarefas do dia a dia em geral.
Embora, algumas ferramentas são multifuncionais, como o drone por exemplo, que além de pulverizar as plantações. Também registra as imagens da com um sistema de GPS ou gerenciamento.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 60% da população rural possui acesso à internet. Neste sentido, abre o leque de possibilidades para a adoção de novas tecnologias.
Agora, já imaginou o quanto o agronegócio se beneficia com as possibilidades que a internet e a tecnologia oferecem. Graças a isso, atualmente, os softwares para gerenciamento, o que dá ao agricultor a praticidade que o trabalho rural exige.
Os processos integrados e otimizados em um sistema
Os softwares e soluções digitais para gerenciamento de fazendas podem, portanto, integrar os dados de diferentes processos e equipamentos. Assim, esse controle preciso e seguro das informações favorece a otimização de diferentes etapas da produção agrícola.
Os produtores podem, por exemplo, através desse monitoramento integrado, saber quais os processos que ainda precisam ser executados.
Com o apoio de um software, o produtor possui as informações em tempo real sobre o negócio independentemente de onde esteja.
Com uma visão macro da produção, é possível evitar problemas como a repetição de uma área no momento de aplicar fertilizantes, o que reduz desperdícios e custos.
Enfim, com o uso de inovações tecnológicas como softwares, todos os processos administrativos e produtivos são otimizados, o que aumenta a produtividade, a eficiência e impulsiona os resultados da fazenda.
Qual tecnologia adotar para o seu agronegócio?
Antes de adotar uma nova tecnologia ou integrar o uso de um novo software, é importante conhecer bem as necessidades e desafios da sua produção.
Identificar o que precisa ser melhorado e onde estão suas maiores dificuldades, te ajudará a escolher a melhor ferramenta.
Atualmente, são muitas as soluções tecnológicas disponíveis, mas é fundamental investir em uma tecnologia que realmente atenda as necessidades específicas da sua produção.
Por fim, quer saber mais sobre como escolher o melhor aplicativo para a sua empresa?
Fale com um de nossos especialistas!