Existem vários mecanismos e etapas ao criar um software evitando problemas futuros. A definição do projeto de desenvolvimento de aplicativo, por sinal, é uma das mais importantes. Portanto, o desenvolvedor deve ser objetivo e ter estratégias ao construir a aplicação.
Ao propósito, desenvolver um bom projeto de aplicativo exige planejamento e inúmeros testes antes de lançá-lo no mercado. Assim, podendo evitar falhas podem ser mais frequentes e como também atrasos e gastos desnecessários.
O desenvolvedor de softwares precisa estruturar corretamente um projeto de aplicativo?
A resposta é sim! Porque, para que o aplicativo seja desenvolvido sem bugs ou erros, é necessário documentar, detalhar e listar todo o processo. Isso inclui também – mas não se limita a – pontos como os requisitos:
- a metodologia,
- os prazos,
- os processos de testes e os
- times que atuarão em cada etapa.
Portanto, esse documento auxilia no planejamento individual de cada uma das pessoas envolvidas no projeto. Em outras palavras, o desenvolvedor consegue evitar falhas e aumenta as chances de que cada etapa tenha resultado e excelente desempenho.
Assim, a equipe conseguirá solucionar dúvidas, entender o seu papel e planejar o fluxo de trabalho de forma a ter o máximo de performance possível. Conseguindo objetividade e agilidade na arquitetura do aplicativo ou software.
Quais são os passos básicos que o desenvolvedor deve fazer para estruturar o projeto de desenvolvimento de aplicativo?
Para criar um bom projeto de desenvolvimento de aplicativo, alguns cuidados são necessários.
Confira os principais abaixo!
Defina a sua ideia
Antes de começar a criar um aplicativo, odesenvolvedor precisa saber quais são as bases do sistema. Acima de tudo, identificar os pontos básicos da aplicação.
Para isso, faça um processo de brainstorm com a sua equipe. Busque ideias, funcionalidades e plataformas que possam ser utilizadas. Assim, será mais fácil identificar qual aplicação tem mais chances de lucro.
Conheça cliente e o perfil do usuário
Esse é um dos pontos mais importantes do projeto de desenvolvimento de aplicativo. Além disso, conhecer o perfil do usuário auxilia na definição de todos os pontos posteriores, como os requisitos de segurança, o layout e até a linguagem visual.
Portanto, seja objetivo e faça um estudo completo sobre a empresa do cliente e o público alvo. Identificando as demandas, o tipo de problema e a linguagem mais adequada. Assim, o aplicativo será desenvolvido com mais fluidez.
Adote um bom layout
Aliás, o layout é um fator crítico para a usabilidade do aplicativo. Entretanto, ele influencia na exibição de conteúdos, no modo como o usuário acessa recursos e na capacidade que a ferramenta tem de fidelizar pessoas.
Sendo assim, a equipe de desenvolvedores devem trabalhar juntos com os designers de UX/UI. Então, sempre trabalhe para que o layout esteja alinhado às exigências do cliente e posteriormente com o público-alvo. Além disso, garanta que ele seja funcional em vários tamanhos de tela.
Cuide da linguagem visual
A linguagem visual também é importante, ela deve estar alinhada com o perfil do usuário e com as demandas.
Se o público for jovem, pode adotar uma linguagem mais leve. Porém, aplicativos de uso corporativo, por exemplo, normalmente adotam um tom sério, com pouco espaço para gírias ou palavras que indiquem intimidade.
Tenha um modelo de negócio
Todo aplicativo tem o intuito de lucrar. Sobretudo, para garantir que o produto desenvolvido esteja apto a lucrar, a escolha deve considerar o perfil do usuário e qual meio de licenciamento é capaz de trazer mais resultados.
Escolha uma boa metodologia
A metodologia de desenvolvimento orienta o modo como os times atuarão em cada etapa. Portanto, ela deve ser escolhida com atenção para permitir que o desenvolvedor tenha a capacidade de entender o que está construindo.
Fazer uma análise do perfil do time desenvolvedores, dos prazos e dos requisitos antes de definir a metodologia. Assim, será mais fácil escolher uma estratégia e garantir a performance necessária da aplicação.
Faça os wireframes e o storyboard
Esse é o momento em que o aplicativo começa a ganhar forma. Nessa etapa, é fundamental fazer os wireframes e desenvolver o storyboard.
Antes de começar o desenvolvimento, é preciso se colocar no lugar dos usuários e pensar em como o entendimento e o manuseio podem se tornar mais simples e intuitivos para eles.
Wireframe é uma espécie de esboço de cada tela do app. Ou seja, todas as ideias anteriores devem ser reunidas aqui para que você possa ter uma visualização ampla sobre como deve ser o design do aplicativo.
Considerando que cada tela tem uma função diferente, nenhuma deve ser igual à outra. Existem ferramentas que podem facilitar esse trabalho, como:
- FrameBox;
- MockFlow;
- PenciProject.
Já o storyboard refere-se à maneira como as páginas se comunicam entre si e ao fluxo entre as telas do app..
Planeje o back-end
Com os wireframes e o storyboard definidos, você tem uma base estrutural para o back-end, que é a programação que está nos “bastidores” do aplicativo.
O back-end não é visível como o layout, mas é necessário para o funcionamento do app, já que é responsável pela leitura das entradas (login) e direcionamento para a página destino de cada ação. Nessa etapa, os servidores APIs e as soluções de armazenamento devem ser definidos.
Estabeleça um período de testes
Por fim, todo aplicativo de qualidade passa por um período de teste, ou seja, até que seja lançado oficialmente no mercado. Essa revisão serve justamente para avaliar se os recursos estão funcionando em um ambiente real.
Felizmente, a Google Play Store não oferece restrição quanto à fase de testes de aplicativos. Basta fazer upload e o produto já poderá ser testado pelo público. Já na App Store, é preciso utilizar primeiro uma plataforma de testes para versões beta, como a Testflight.