Os avanços tecnológicos estão transformando todos os setores da economia. Essa nova era digital veio para ficar, facilitando e muito o dia a dia de empresas e escritórios.
Certamente, na área jurídica não é diferente, a transformação digital passou a ser adotada não só pelos advogados, mas, como também nas rotinas dos tribunais. No entanto, o uso de softwares e aplicativos próprios representam agilidade nos processos, economia de tempo e redução de custos.
Os benefícios são muitos, por meio do uso de Inteligência Artificial. Isto é, possibilitando a criação de algoritmos capazes de aprender com dados passados e detectar padrões e classificações a fim de auxiliar o processo de decisão, tornando-o mais simples, objetivo, rápido e eficaz.
Agilidade com o auxílio da tecnologia meio judiciário:
- classificar processos;
- identificar precedentes ou casos similares;
- facilitar a análise e evitar decisões díspares;
- extrair o essencial do imenso volume de informações contidas no acervo dos tribunais.
- fazer a análise preditiva de decisões;
- sistematizar e examinar um grande conjunto de decisões judiciais, transformando-as em dados estatísticos e fazendo atuar a chamada jurimetria;
- julgar causas menores e mais simples por algoritmos;
- elaborar petições com indicação de teses jurídicas;
- facilitar a resolução de conflitos online.
O uso da tecnologia, em especial, impacta positivamente no ecossistema jurídico. Aumentando a produtividade e a eficiência dos tribunais e da advocacia, pública e privada. Como por exemplo:
Consulta e ajuizamento de ações sem sair do escritório
Em suma, uma das inovações tecnológicas que fazem a diferença na rotina dos advogados e de todos os setores do judiciário é o Processo Judicial eletrônico – PJe.
O acompanhamento pode ser realizado em processos que estejam em tramitação na Justiça Federal, na Justiça dos Estados, na Justiça Militar dos Estados ou na Justiça do Trabalho.
Além deles, poderão também se certificar digitalmente os magistrados, os servidores do Judiciário ou as partes atuantes em novos processos. Realizando consultas e praticando atos processuais virtualmente.
Aliás, este objetivo vem sendo alcançado porque, com o processo judicial eletrônico. Os atos processuais são praticados de forma mais rápida, ágil e dinâmica. Desse modo, possibilitando que os servidores se dediquem exclusivamente a outros serviços nos órgãos em que trabalham.
A importância da tecnologia no meio jurídico
Seguindo o exemplo do Judiciário, os escritórios e os departamentos jurídicos de empresas privadas. Também, estão investindo na criação de aplicativos que possam agilizar o processo.
Portanto, com a inovação tecnológica, o uso aplicativos de sistemas de gestão, bancos de dados de processos e a digitalização. Dessa forma, disponibilizando documentos para consulta on-line em tempo real.
Além de oferecer manutenção, a tecnologia auxilia os advogados a reduzirem o volume de documentos arquivados. Com efeito de economizar tempo na elaboração de relatórios de andamentos processuais e de comunicação aos clientes, dentre outras funcionalidades.
No entanto, além do investimento com suporte de TI. É necessário que o escritório ou empresa invista também no treinamento de seus colaboradores. Para que se adequem às novas tecnologias implantadas e possibilitem o uso adequado destas inovações.
Abaixo leia os benefícios que o setor jurídico tem ao ter um aplicativo próprio
Auxílio na gestão do escritório
A maioria dos escritórios de advocacia e departamentos jurídicos já faz uso de softwares. Que por sua vez, têm como função gerenciar as informações armazenadas e as atividades realizadas no ambiente de trabalho.
Da mesma forma, o software ou apps auxiliam os advogados na gestão administrativa do escritório, como o controle das despesas. Bem como, visualizar as faturas de clientes, o controle de fluxo de caixa, a gestão de contratos e outras funções gerenciais, transformando-o em um verdadeiro negócio.
Além disso, outra opção interessante dentro dos apps gerenciais é o auxílio a serviços de contabilidade, como a realização de baixa do escritório e de clientes e a geração de relatórios fiscais.
Padronização de peças processuais
Um programa de gestão jurídica para escritórios e empresas, além de proporcionar acesso rápido aos atos processuais. Como também, ajudando na elaboração de peças e demais documentos que fazem parte da rotina da advocacia.
A geração automática de documentos, padronizados de acordo com o tipo de demanda e a estratégia da equipe. Facilitando o trabalho do advogado, que poderá se dedicar a atividades mais complexas e que exigem mais esforço intelectual.
Maior controle de prazos
Sob o mesmoponto de vista, os softwares de gestão jurídica não auxiliam apenas no acompanhamento dos processos. Mas funcionam também como uma agenda dos prazos que devem ser cumpridos pelo advogado.
Com alertas, lembretes e notificações. Visto que é, possível que o advogado seja avisado, sempre que acessar o sistema e sempre que receber uma citação ou intimação. Assim também, verificar todos os prazos pendentes de cumprimento e o tempo que resta para cumpri-los.
Desta maneira, poderá ter um maior controle de prazos nos processos em que está atuando. Consequentemente, organizará melhor as suas atividades diárias.
Compartilhamento de documentos on-line
A tecnologia de cloud computing – computação em nuvem, cresceu nos últimos anos. Hoje, é um dos recursos mais utilizados por todas as empresas, de qualquer ramo, para backup e armazenamento de documentos.
E não é para menos: a possibilidade de armazenar de maneira digital e gratuita qualquer tipo de documento. Assim, gera economia financeira e de espaço físico para o escritório.
Além disso, os documentos armazenados nas plataformas de cloud computing podem ser acessados por qualquer pessoa cadastrada, em qualquer lugar com o dispositivo móvel.
Produtividade com as tecnologias na área jurídica
Até o momento, existem diversas tecnologias que podem beneficiar o trabalho do advogado, dentro do escritório e em departamentos jurídicos. Na medida em que a demanda de trabalho cresce em um escritório, bem como, os advogados também devem se preocupar com questões de gestão administrativas.
A emissão de faturas para clientes, o armazenamento de documentos e o agendamento de reuniões são alguns dos exemplos de atividades que fazem parte da rotina de um advogado, mas não estão ligadas diretamente ao Direito.
Com o uso de novas tecnologias, o advogado poderá economizar este tempo e organizar melhor a sua rotina profissional. Com as aplicações em gestão jurídica, as funções administrativas, fiscais e financeiras serão realizadas automaticamente.
O advogado poderá, ainda, acompanhar todos os atos de seus processos ajuizados online. Contudo, com o sistema integrado aos sites dos Tribunais e ao PJe e receber alertas e notificações para ficar em dia com os prazos a serem cumpridos.
Por fim, outra facilidade é o arquivamento e o armazenamento de documentos e dados e poderá consultá-los sempre que precisar, em qualquer dispositivo eletrônico. Também podem realizar reuniões e assembleias virtualmente. Seja no escritório ou no setor jurídico.
Depois de ler este artigo e saber tudo sobre as vantagens e os benefícios da tecnologia na área jurídica. Que tal entrar em contato com a Crosoften e conhecer as opções que oferecemos para softwares de gestão de escritórios de advocacia?
Acesse a nossa página www.crosoften.com e conheça nosso trabalho.