A Inteligência Artificial está reestruturando empresas, ela não é somente uma ficção científica. É perceptível que se torna realidade para momentos decisivos no avanço tecnológica de inúmeras empresas que se preparam para o crescimento, competitividade e para o novo formato do mercado na Indústria 4.0.
Assim, aprendendo todos os conceitos dessa nova era digital, será possível transformar e até mesmo desfrutar por completo todos os modelos de negócio. A tendência é que esse impacto da IA seja ainda maior. Por isso, as empresas precisam se preparar para a transição tecnológica que acontece agora.
Como a I.A. ajuda as empresas?
Com a implementação da Inteligência Artificial pode automatizar o tempo de trabalho, fazendo com que os profissionais da área estejam mais aptos a realizarem funções mais complexas.
Um exemplo disso são os serviços comerciais como o SAC, com acesso ao armazenamento em nuvem. Com a utilização de IA no atendimento ao cliente, é possível reconhecer imagens, localizar documentos e extraindo toda informação necessária que o colaborador ou cliente precisa.
A Inteligência Artificial é capaz de detectar contratos e realizar identificação de um determinado produto no momento da compra e venda. Também calcular o tempo de entrega e todas as diretrizes que a empresa exige. Vale ressaltar que a IA não está tomando os lugares dos funcionários e sim otimizando o tempo de trabalho. No entanto os funcionários devem se preparar para integrar a essa nova tecnologia e suas exigências.
Além de otimizar o tempo de trabalho, também tem a funcionalidade de gerir informações internas de cada setor da empresa. Gerando relatórios da equipe de trabalho e em quais áreas estão sobrecarregadas ou se têm insuficiência profissional. Algumas podem mostrar os padrões de trabalho das equipes melhorando a produtividade.
Quais setores que podem aplicar a inteligência artificial?
Em todas as áreas que possa imaginar!
Não somente indústrias ou comércios existentes, mas também para novas categorias de empresas que nascem com o avanço da era tecnológica e isto está acontecendo de forma acelerada com o surgimento do COVID-19. A crise fez muitas empresas em escala global se adaptarem a novos modelos de trabalho.
É perceptível a transformação digital e suas aplicações em vários seguimentos como:
E-commerce
São lojas virtuais e já trabalham com a IA. O modelo de trabalho dessas empresas é automatizado, com a capacidade de gerar documentos e disponibilizando informações de produtos e envio de forma inteligente. Aumentando as chances de envolver o cliente com a marca e fazendo com que a empresa seja mais visível online.
User Experience/Experiência do usuário (UX)
Antes de mais nada os aplicativos são exemplos de UX, facilitando a vida do usuário para ter uma boa experiência quando está em contato com o app e pode ser notado em vários seguimentos. É fundamental pensar que a experiência do usuário é a união da tecnologia, IA, usabilidade e agilidade na hora da venda.
Meio Ambiente
A inteligência artificial pode ser aplicada para beneficiar, proteger por meio de áreas de construção civil, agropecuária e preservação do ecossistema. Prevendo e sugerindo alternativas de preservação ao utilizar tecnologias que oferecem ferramentas como bancos de dados e estatísticas relacionadas.
Área Financeira
Empresas como bancos e seguradoras saem em vantagem e automatizar suas atividades. Porque já utilizam IA para análises para a concessão de crédito e cotações por meio de processos automatizados. Filtrando informações e sugestões que possam tomar decisões relacionadas aos recursos financeiros de uma empresa.
Marketing
A IA auxilia os profissionais de marketing a filtrar informações com precisão, mapeando tendências, comportamentos e preferências de acordo com o perfil do consumidor. Com a eficiência e agilidade de traçar estratégias de acordo com as interações de compras realizadas.
Área Jurídica
A tecnologia pode auxiliar na localização e classificar assuntos jurídicos de interesse com auxílio de softwares que armazenam em bancos de dados todos os documentos processuais. Além de casos complexos o profissional pode fazer a busca utilizando uma palavra chave para encontrar um determinado caso que está em julgamento.
Área da saúde
A inteligência artificial pode ter um papel fundamental e apoiar os médicos em diagnosticar doenças ou descobrir alguma patologia do paciente de forma precisa que as vezes não é perceptível a olho nu. Para ser que a medicina seja mais ágil, é necessário software para alimentar a máquina com informações de novos diagnósticos.
Área de Recursos Humanos
Os profissionais de RH terão auxílio da IA para otimizar diversos processos nas empresas que envolve analisar atividades repetitivas e deslocar os colaboradores para funções que precisam de mão de obra. Outra vantagem é a cultura de organização e treinamentos de funcionários contratados, auxiliando na implementação e gerenciamento de novas tecnologias operacionais.
Área de TI
Que está em vantagem por trabalhar com tecnologia, mas a inteligência artificial pode impactar e até mesmo substituir algumas funções como help desk, administração de sistemas, suporte e gestão de projetos. Mas vale ressaltar que alguns cargos extintos, o profissional de TI sempre continuará se reciclando e buscando novas soluções tecnológicas.
Área Educacional
Enfim, a Inteligência Artificial pode automatizar com softwares na expedição de tarefas administrativas para professores e instituições acadêmicas. Ajudando nas necessidades específicas de cada aluno, gerando conteúdos inteligentes com qualidade semelhante de um educador. Contendo conteúdos virtuais, reuniões e palestras em videoconferências.
Qual o impacto da Inteligência Artificial nas empresas?
Como já se pode imaginar, a Inteligência Artificial pode trazer benefícios para as empresas que decidem investir nessa tecnologia. Porém, o que a torna ainda mais proveitosa para as organizações são os benefícios que poderão ser obtidos ao empregá-la e essa impacto pode transformar a empresa que se adequar a tecnologia.
Proporcionando melhor uso dos atendimentos inteligentes e automatizados com precisão, segurança da informação com detectores de prevenção de intrusões, agilidade no fornecimento de produtos da empresa entre outros que a inteligência artificial pode oferecer.
À medida que as tecnologias de IA avançam, é inevitável que as substituições aconteçam. É necessário também que os profissionais sejam realmente interessados por tecnologia e que se capacite frequentemente para conseguirem trabalhar com algoritmos sofisticados.
Além disso, é necessário que as empresas passem por processo de transição, entender que muitas tarefas realizadas por humanos podem ser feitas por robôs e que isto pode gerar economia em alguns setores. Precisam ter em mente a necessidade de profissionais com um novo modelo curricular para preencher a vaga.
A Indústria 4.0 está apenas começando e com o empurrão da pandemia do coronavírus, este processo transformação digital foi acelerado de forma exponencial e todo o conceito de trabalho presencial agora é realizado remoto. Fazendo muitos enxergarem que é necessário buscar qualificação para acompanhar a evolução digital.
Portanto, entender que as máquinas não vieram para disputar com os humanos e sim evoluir juntos com elas. Quanto mais aprender a trabalhar com a Inteligência Artificial melhor será a adaptação, com possíveis surgimentos de novas tendências que podem revolucionar o modelo tradicional de negócios.