5 vantagens de Data Analytics que todo gestor precisa saber

5 vantagens de Data Analytics que todo gestor precisa saber

Informações de qualidade são decisivas para que uma gestão organizacional seja executada adequadamente. As empresas que não usam ferramentas de data analytics estão começando a adotá-las, já que estar bem informadas ajuda a tomar atitudes e decisões mais conscientes, sendo decisivas para obterem uma maior vantagem competitiva.

Porém, há alguns gestores que possuem inseguranças e desconfianças com relação a essas ferramentas, o que pode prejudicar na obtenção de melhores resultados.

Por isso, trouxemos alguns pontos decisivos na hora de tomar a decisão de utilizar data analytics na gestão da empresa, confira:

Insights decisivos sobre os clientes

Com clientes cada vez mais exigentes e menos pacientes, saber exatamente o que eles precisam ajuda a diminuir as chances de erro e auxilia na tomada de decisões.

Essa é uma das vantagens do uso do data analytics (DA), já que é possível identificar os padrões de comportamento, as expectativas e os perfis de cada grupo de clientes, tornando as ações de marketing e comunicação muito mais eficientes.

Monitoramento do mercado

Se antecipar das ações concorrentes e dos resultados é um dos usos mais utilizados do DA.

Com as análises dos dados do mercado e do comportamento do público é possível prever as reações dos concorrentes e antecipar-se, garantindo vantagem competitiva de mercado e posicionamento.

Redução de custos

Um dos grandes problemas das organizações é a redução de custos, que em momentos de crise é cada vez mais determinante para planejar o preço final dos produtos e serviços.

Com o DA, é possível enxergar gargalos e pontos de ineficiência que geram custos desnecessários, além de reduzir a produtividade. Assim, é possível melhorar a eficiência operacional.

Inteligência em tempo real

Uma das maiores vantagens do uso do DA é a análise da empresa em tempo real, monitorando constantemente os elementos chave, gerando uma imagem nítida e realista para conseguir determinar o sucesso da empresa.

Muito usado em e-commerce, é possível ajustar o portfólio de produtos em tempo real, por exemplo, de acordo com o desempenho das vendas no PDV, ou com a demanda.

Simplificação de cenários

Com o objetivo de unir dados para gerar informações que irão influenciar em atitudes, as práticas de DA ajudam a traduzir e transformá-las em ações estratégicas para todas as áreas da empresa.

Mais que uma análise eficiente de dados, o data analytics pode ser decisivo na tomada de decisões e no direcionamento estratégico das empresas, sendo fundamental para as companhias tomarem decisões acertadas.

Você sabe o que é Big Data? Tire todas as suas dúvidas no nosso artigo clicando aqui


A CroSoften é uma empresa especializada em engenharia de sistemas e tecnologia, oferece uma série de serviços inovadores como aplicativos móveis, sistemas web e computação em nuvem, além de consultoria completa em tecnologia e marketing digital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *