B2B é uma abreviação da expressão em inglês business-to-business, que em tradução livre significa algo como “de empresa para empresa”.  Isto é, são duas empresas que fazem negócios como cliente e fornecedor. Tal negócio pode ser produto ou serviço.

Por exemplo, um fabricante de pneus pode vender para as montadoras e atacadista vende para lojistas do varejo. Ou também, um escritório de contabilidade pode vender os seus serviços para empresas que queiram que suas finanças sejam administradas por fora.

 

No B2B não existe um ponto de venda e sim relacionamento e valor agregado.

 

Uma outra característica é que as vendas são complexas, pois necessitam de processos mais elaborados, já que geralmente o produto é mais difícil de compreensão e o seu preço é mais alto. Além disso, numa relação de empresa para empresa, há muitos tomadores de decisão, o que influencia em um processo de venda mais longo.

Primeiramente, administrar um negócio B2B é difícil até mesmo para o CEO mais experiente. Desde atrair novos negócios a finanças e contratações, portanto, há muitas coisas que podem ser problemáticas ao longo de um dia.

Especialmente se você estiver correndo de uma reunião para outra, aliás, pode ser quase impossível controlar tudo o que está acontecendo com sua empresa de maneira estruturada e eficiente.

Entretanto, pode ser mais fácil do que muitas pessoas podem pensar, se você souber onde encontrar os aplicativos móveis certos para ajudar.

 

Aqui estão 12 dos aplicativos mais úteis para ajudá-lo a administrar seus negócios B2B com eficiência.

 

1. Asana

Quando se trata de gerenciamento de projetos, não existe nada melhor do que o Asana. Disponível para dispositivos desktop, iOS e Android. Ou seja,  o Asana ajuda todos em sua equipe a se manterem organizados e produtivos.

Aliás, o app permite que você atribua tarefas a qualquer pessoa em sua equipe por meio de seu endereço de e-mail. Inclui também, recursos para criar projetos inteiros com datas de vencimento, subtarefas e notificações para os e-mails de funcionários relevantes para que todos estejam na mesma página.

Neste caso, o ajudará a ficar por dentro de tudo o que está acontecendo em seu negócio, enquanto você estiver ausente, informando quem em sua equipe pode ter alguma largura de banda para um novo projeto.

 

2.Google Analytics App

Casp, se você tem um site, deve executar algum tipo de software de análise para que possa acompanhar tudo em seu site e quem está visitando. Por isso, o Google Analytics é uma ótima solução para usuários de desktop. Recentemente o Google lançou o app para dispositivos iOS e Android.

Tudo que você precisa do Google Analytics está lá. Só para exemplificar, os dados são em tempo real, dados de aquisição, insights do público, comportamento e conversões. 

De fato, os usuários continuam acessando a Internet em dispositivos móveis, claro, é bom saber que você pode ter certeza de que seu site está funcionando como deveria enquanto você está em trânsito.

3. HootSuite

Embora a mídia social nem sempre seja a maior preocupação de um proprietário de empresa B2B. É provável, que ela ainda deve ser monitorada de perto para qualquer feedback do usuário ou preocupações que possam surgir.

Mesmo, se você é uma empresa B2B maior, as chances são de que você tenha uma equipe de marketing de mídia social interna. Eventualmente, que seja baseada em uma agência que cuida da comunicação da empresa.

Mas se você dirige uma empresa menor, talvez seja difícil se manter informado sobre o que está acontecendo nas redes sociais. Neste caso, o aplicativo HootSuite resolve todos esses problemas.

Sem dúvida, o app se encaixa perfeitamente com a versão para desktop do aplicativo. Assim permitindo que você monitore todas as suas contas nas redes sociais em um só lugar. Incluindo as mais usadas como Facebook, Twitter e LinkedIn.

Inegavelmente, este aplicativo é realmente essencial para o empresário B2B, que deseja ficar por dentro de tudo o que está acontecendo com seu negócio nas redes sociais. 

 

4. LinkedIn Pulse

Continuando, o LinkedIn Pulse é uma forma organizada de reunir todas as notícias relevantes para o seu setor e interesses. Com o propósito de coletar notícias importantes, bem como conteúdo profissional e os apresenta em um formato rápido e fácil de usar.

Assim, você tem controle total de seu feed ao escolher as fontes e influenciadores que deseja seguir pessoalmente. 

O app também permite que você participe das conversas em andamento em todo o seu setor por meio de curtidas, comentários e compartilhamentos. Neste ponto, você pode enviar essas informações para sua própria rede para ajudar a informar aqueles que estão conectados com você.

Ademais, esta é uma maneira concisa de ver o que é tendência mundial, bem como em seu mercado específico para alguém que está constantemente em movimento.

 

5. WebEx

Com o WebEx, você nunca mais perderá uma reunião, independentemente de onde estiver. Sobretudo, ele permite que você hospede e participe de reuniões e organize eventos online. Isto é, tudo a partir de seu tablet ou aplicativo móvel.

Como também, você pode manter contato com sua equipe e escritório. Não importa onde esteja, também, compartilhar arquivos, mensagens e videoconferências com todos por meio da plataforma que mantém todas as atividades de sua equipe.

 

6. Salesforce

Consequentemente, todo bom negócio B2B deve ter um CRM para manter seus esforços de vendas eficientes e lucrativos.

O Salesforce é uma ótima opção se você ainda está procurando um CRM estável para implementar, já que, não apenas porque tem uma ótima versão para desktop. Mas porque também tem uma fantástica versão para celular!

Tudo o que você precisa para acessar em seu CRM de desktop regular está incluído na versão móvel. Assim, permite que qualquer proprietário de B2B em movimento se certifique de que o negócio continue lucrativo e que as vendas continuem sendo feitas.

 

7. DocuSign

Nesse sentido, assinar contratos com fornecedores, clientes e funcionários faz parte do dia a dia de um empresário B2B. Caso, você esteja em trânsito, esta pode ser uma pergunta difícil não é?

Mesmo se você puder encontrar um lugar para sentar e escrever sua assinatura. Quem pode dizer que você não será esbarrado ou atingido logo em seguida? Além do mais, terá que apresentar uma assinatura que parece um pouco desligada.

No entanto, usar o aplicativo Digite DocuSign é prático. Onde todo documento digital permite que você aplique facilmente sua assinatura digital direto de seu smartphone. 

Não só resolve quaisquer problemas de assinatura, mas também, permite que você envie perfeitamente seus contratos recém-assinados de volta para o seu escritório.

Isto significa que você pode comparecer a uma reunião de vendas, enquanto, alguém de sua equipe garante que o contrato está em dia para que você não precise perder tempo.

 

8. EverNote

Além disso, fazer anotações é uma parte importante da rotina diária de todo CEO. Você pode contratar um assistente, para acompanhá-lo enquanto estiver em trânsito para cuidar disso. 

O Evernote, para iPhone e Android, também é uma ótima opção. Contudo, permite que escreva todas as notas de que precisa e ao mesmo tempo recorta artigos da web, capture imagens, textos, mantem fotos com qualidade e digitais de seus projetos.

Em seguida, o software permite que você pesquise em suas fotos e notas por palavras individuais (escritas e contidas nas fotos). Para que você possa encontrar facilmente tudo o que procura.

 

9. Google Drive

Mantém você e os arquivos de sua equipe em um local seguro e acessível. Independentemente onde estiver, dentro ou fora do escritório.

A princípio, os tipos de arquivos podem variar de fotos, designs, gráficos, documentos, gravações, vídeos e muito mais. Neste caso, o Google começa com 15 GB de armazenamento gratuito, portanto, você pode se conectar com diferentes colegas de trabalho para permitir que eles acessem os arquivos.

Ainda mais, que as pessoas podem visualizar, baixar e colaborar em qualquer arquivo que você quiser, assim,  tornando o trabalho em equipe mais fácil do que nunca.

Conforme, o aspecto mais benéfico é que você pode acessar sua unidade de qualquer lugar, seja um computador, tablet ou smartphone. Então, tornando-a a opção perfeita para gerenciar seu negócio, mesmo quando você não está no escritório real.

 

10. Flipboard

Prosseguindo, manter-se atualizado com as notícias é quase impossível se você for proprietário de uma empresa B2B que está constantemente em movimento. Mesmo assim, quando você tem tempo para verificar sua publicação preferida, muitas vezes pode descobrir que o que está procurando está longe de ser encontrado.

Então, isso é particularmente problemático se as notícias de última hora têm a ver com o seu negócio e você perde a oportunidade de capitalizá-las por meio de iniciativas de RP.

Para solucionar esse problema, é necessário baixar o aplicativo Flipboard para iOS e Android. Que reúne conteúdos de redes sociais, publicações de notícias, artigos, vídeos.

 

11. Dropbox

Agora, fazer a ponte entre o desktop e o celular é um verdadeiro desafio quando você é proprietário de uma empresa B2B em trânsito. Então, entre documentos do Word, imagens e planilhas, é difícil ter certeza de que você pode acessar tudo o que precisa.

É aqui que entra o dropbox. Uma plataforma que permite você manter todo o seu conteúdo em um só lugar para que você possa abrir. Bem como as apresentações, documentos e outros arquivos, mesmo quando estiver em trânsito.

Este dispositivo está disponível em dispositivos iOS e Android, o Dropbox garante que tudo o que você precisa revisar para seu argumento de venda perfeito esteja sempre disponível.

 

12. Voice Text

Por último, manter o controle de ideias e tarefas pode ser difícil.. Se você estiver viajando ou não puder enviar uma mensagem de texto no telefone em um horário específico, ter um aplicativo com recursos de gravação de ditado pode ser extremamente benéfico.

Podendo transcrever sua voz para um texto ou e-mail e você pode enviar esse conteúdo para várias plataformas como, Facebook e Twitter. Há também uma área de transferência da qual você pode colar seu texto em qualquer outro aplicativo de sua escolha.

Existem vários recursos de edição, o aplicativo oferece suporte a 23 idiomas e dialetos diferentes. Para ditar seu conteúdo em um aplicativo como texto de voz é 5 vezes mais rápido do que digitar tudo.

Contudo, possui reconhecimento de fala inteligente, podendo corrigir automaticamente sua gramática e melhorar sua precisão ao longo do tempo. Portanto, isso pode ser útil em várias situações de negócios diferentes.

Caso, você tenha uma ideia ou tweetar, mas não tem tempo para redigir tudo, simplesmente grave para mais tarde. Talvez você tenha um longo e-mail que precisa ser enviado, ditá-lo em voz alta antes de enviá-lo pode ajudar a manter seus pensamentos organizados e fazer o trabalho muito mais rápido.

 

Conlusão

Para um B2B, a tecnologia é extremamente importante. Tanto para agilizar o trabalho interno, mas também conseguir atender as demandas de outras empresas. Então, ter aplicativos específicos que possam facilitar a comunicação e vendas é de fato fantástico.

Além desses apps sugeridos, você também pode criar software específico para a sua empresa. Que tal ter uma tecnologia inovadora para a sua empresa?

Entre em contato com a Crosoften e faça o seu orçamento. Transformação Digital é a tendência, então não fique de fora.

 

Comercial Global: +55 0800 591 3121⁣

Comercial RJ: +55 (21) 3500 8480⁣

Comercial SP: +55 (11) 4858 5910⁣

Comercial MG: +55 (34) 3211 7299⁣

Comercial Panamá City: +507 360 3462⁣

Comercial Santiago: +56 22577 4210⁣

 

www.crosoften.com [email protected]