10 mitos sobre Startups

10 mitos sobre Startups

Afinal, o que é uma startup?
O conceito surgiu em meados da década de 80, nos Estados Unidos, mas popularizou-se juntamente com a bolha da internet. Onde inúmeras empresas de TI surgiram no mercado internacional e levaram a maioria das bolsas internacionais à alta. Significava uma ou mais pessoas, executando uma ideia, para possivelmente se tornar uma empresa rentável.
Pesquisas estimam que o número de startups no Brasil esteja ultrapassando 6 mil. Com isto, a Crosoften percebeu a oportunidade de inserir-se neste mercado, e além de sua fábrica de tecnologia e inovação. Estão atuando no mercado para alavancar mais de 80 startups, sendo uma projeção para 2017.
E aí, quer saber mais sobre o assunto? Então continue lendo este post e confira a nossa lista dos 10 principais mitos sobre essa questão!
1. Sucesso a curto prazo
Acreditar na sua ideia é primordial, mas é necessário executa-la com os pés no chão. O que acontece é que por ser algo repetível e com grandes chances de progresso, é possível que cresça logo no principio do negocio, sem aumentar muito sua estrutura de custos e com isso automaticamente irá maximizar o seu lucro. Mas como são apenas suposições de possibilidades, devemos nos manter dentro da realidade e ciente que tudo não irá transformar como um fenômeno.
2. Sucesso antes do trabalho, só no dicionário
A verdadeira performance é ir além do esperado. O sucesso vem antes do trabalho só no dicionário, pois na ordem alfabética o “s” vem antes do “t”. Sem exceções, atrás de todas as grandes realizações há planejamento, estratégia e melhoria contínua. O pior caminho para obter bons resultados é desconsiderar sua realidade. Sendo o melhor, disciplinadamente, utilizar atitude adequada para cada situação.
3. Impreterivelmente na área de tecnologia  
Startups são apenas empresas voltadas para a tecnologia? Não necessariamente. Elas só são mais frequentes na web porque é bem mais barato criar uma empresa de software do que uma de agronegócio ou biotecnologia, por exemplo, e a internet torna a expansão do negócio bem mais fácil, rápida e barata. Mesmo assim, um grupo de pesquisadores com uma patente inovadora pode também ser uma startup, desde que ela comprove um negócio rentável.
4. Necessita ser especialista
Devem obter um conhecimento prévio, o suficiente para ter domínio. Apesar de todos os empecilhos, o número de pessoas que se aventuram em busca de seus ideais é grande no Brasil. Não é à toa que o país está sempre em lugar de destaque quando se fala em empreendedorismo.
5. Deter muito capital
A grande verdade é que sim, podemos começar com menos investimento. E se observarmos o mercado, foi exatamente assim que startups de sucesso começaram. Mas antes de se aventurar, conheça os conceitos, estude e mantenha seu foco, para que possa desenvolver conforme seus planos.
 6. Nem todo fundador é Mark Zuckerberg
Não existe milagre no mundo dos negócios, aquela aparência nerd de um fundador de startup visto como um sujeito incomum, na faixa etária de 25 anos , que passou boa parte da infância dentro do mundo virtual e que mais tarde abandonaria a faculdade para se tornar um empresário bilionário. Sim, estamos falando de Zuckerberg, Steve Jobs e Bill Gates. Mas tem um detalhe: são exceções.
7. Minha ideia é única
Dez ou mais pessoas em vários cantos do mundo podem ter a mesma ideia, e ao mesmo tempo. O que importa são três coisas: os passos a serem seguidos, se você é o empreendedor certo para realizá-la, e quais os conceitos chave para torná-la rentável.
8. Tem que ser inovadora
A inovação precisa fazer parte das startups que são empresas jovens, e com alto potencial de crescimento e ela pode estar numa tecnologia, produto ou serviço. Em resumo, pode vir de qualquer lugar, o importante é estar aberto a ela e criar as condições necessárias para que estas ações inovadoras alcancem seu objetivo final dentro do negócio.
9. Só para geração Y
Idade não é obstáculo. A energia necessária para tocar um empreendimento não está relacionada à juventude. Para alguns estudiosos, a maturidade seria, inclusive, um fator positivo ao esforço empreendedor.
10. Preciso ter sorte
Não é bem assim. Uma startup é uma empresa em fase de iniciação e como toda tem que ter planejamento, metas, objetivos bem definidos (de curto, médio e longo prazo), missão, valor e diferencial competitivo.

Outras Postagens