Qual a equipe necessária e quanto custa um app?

Qual a equipe necessária e quanto custa um app?

Qual a equipe necessária e quanto custa um app?

O que muitos desconhecem é que desenvolver um aplicativo é um processo bem complexo e exige uma equipe especializada. Para entender como funciona, vamos abordar aqui sobre o processo de criação de um app e qual equipe é necessária para que isto ocorra da forma mais adequada e estratégica.

Projeto

No equipe post sobre “Quanto custa um aplicativo móvel” falamos de forma detalhada sobre os principais fatores que influenciam na formação do preço de um aplicativo, que geralmente são: funcionalidades, design, plataformas nas quais o app será disponibilizado para os usuários, complexidade, banco de dados e tempo para desenvolvimento do projeto.

Para que todas as etapas do seu projeto envolvam entregas de qualidade e que vão de encontro ao objetivo do seu negócio, é fundamental ter uma equipe profissional multidisciplinar, na qual cada processo seja visto e executado por um especialista.

Alguns projetos podem contar com profissionais multitarefas, isso vai depender do tamanho e da complexidade do seu. Afinal, quanto menor e menos complexo for o projeto, mais simples é agregar as competências numa equipe menor. Mas em todo projeto deve haver no mínimo um designer e um desenvolvedor experiente.

Vamos destacar aqui os principais profissionais necessários para uma equipe:

Designer

Responsável pela construção do protótipo e por elaborar o desenho das interfaces do app, pensando sempre na usabilidade, componente essencial para que um aplicativo de sucesso. Algumas empresas nomeiam esse cargo como Front End Designer ou Front End Engineer.

Web Designer

Aplica o esboço projetado anteriormente pelo  Designer/Front End Designer. Trabalha com base nas informações de briefing para desenvolvimento e melhoramento das estruturas do cliente. As técnicas são parecidas com de um site, porém usando outras tecnologias.

Analista de sistemas

É responsável por analisar a necessidade de negócio do cliente, levantar requisitos, mapear processos e especificar o que precisa ser feito no projeto de acordo com as regras de negócio. O analista de sistemas é experiente em desenvolvimento de softwares e pode auxiliar na programação. Ele acompanha o desempenho de sistemas implantados, soluciona problemas técnicos e elabora manuais.

Arquiteto de Software

É responsável pelas etapas mais complexas. Analisa as necessidades do projeto e define a arquitetura técnica que melhor se encaixa no projeto. Também participa da programação.

Desenvolvedor / Programador

Profissional especializado em programação , responsável por uma parte significativa do projeto afinal praticamente metade do processo para criar um aplicativo está  em seu desenvolvimento. Este profissional transforma as especificações de negócio do aplicativo em código, seguindo as diretrizes técnicas do arquiteto e análise funcional do analista de sistemas.

O código fonte faz a conexão com banco de dados e a camada visual, para leitura, gravação e exposição das informações

Analista de banco de dados (DBA)

Em projetos menores e menos complexos, esta atividade pode ser executada pelo analista de sistema, arquiteto de software ou programador. Já nos projetos complexos, a figura de um DBA (Database Analyst) é fundamental para tratar adequadamente grandes volumes de dados.

Ele é responsável por definir a arquitetura do banco de dados e apoiar na criação dos comandos para tratamento das rotinas mais complexas de manipulação de dados.

Analista de Testes

O analista realiza testes e valida o app, ou seja, se a etapa de codificação cumpriu o que foi solicitado na especificação do Analista de Sistemas e se não há erros (bugs) no aplicativo. Dependo da equipe, o analista de sistemas pode executar a etapa de validação.

Gerente de Projetos ou Coordenador

Profissional que cria e acompanha o cronograma do projeto, distribuindo as tarefas para os profissionais e interagindo com todas as etapas do processo.


Como vimos, algumas atividades exigem experiência e conhecimento de negócio. Não ter uma equipe especializada pode gerar custos extras, chegando a não atingir o retorno satisfatório do seu aplicativo e em muitos casos, direcionando você a procurar outro fornecedor, este possivelmente começará seu projeto das etapas iniciais, inviabilizando completamente o projeto.

CroSoften, é uma empresa especializada no desenvolvimento de aplicativos móveis e sistemas web, temos a solução certa para o seu projeto.

Share

A CroSoften é uma empresa especializada em engenharia de sistemas e tecnologia, oferece uma série de serviços inovadores como aplicativos móveis, sistemas web e computação em nuvem, além de consultoria completa em tecnologia e marketing digital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *