Como funciona um projeto de software ?

Como funciona um projeto de software ?

Um projeto de software é na grande maioria das vezes um trabalho complexo, existem uma série de fatores e variáveis que exigem técnicas de engenharia de software para que possam ser solucionados, além de um bom planejamento é preciso acompanhamento de uma equipe multidisciplinar e especializada para que os resultados sejam alcançados.

Para quem não sabe sistemas tecnológicos (software) são formados por um conjunto de componentes lógicos que são programados para realizar determinadas ações, o computador faz a leitura desses dados lógicos e processa as informações conforme solicitado, desta forma criando um software que foi programado para realizar determinado serviço ou ação.

blx-s-p11

Comunicação entre cliente e fornecedor

A comunicação é ponto chave para o sucesso de qualquer projeto de software, cliente e fornecedor devem trabalhar com processos muito bem definidos para gestão do projeto, permitindo que o trabalho transcorra de forma ágil e direcionada de forma estratégica.

Conceitos e técnicas de gerenciamento de projetos devem ser aplicados para que se obtenha os resultados esperados com qualidade e custo benefício satisfatórios.

Desenvolvimento do projeto

ser-p-o2A construção ocorre em fases, é preciso entender a demanda e as expectativas do cliente para que seja iniciado um projeto da forma correta desde o primeiro momento, realizada as primeiras definições e expectativas já é possível começar o projeto.

Cada projeto tem suas particularidades, no entanto, é comum a qualquer projeto de software que existam atividades interdependentes, isso gera um encadeamento de tarefas que precisa ser respeitado e monitorado constantemente para que não ocorram problemas durante a produção.

O cliente tem extrema importância durante a construção de qualquer projeto, é necessário que a comunicação seja transparente e constante para garantir que o trabalho está transcorrendo dentro do planejamento, e o mais importante, direcionado ao resultado acordado.

Projetos Ágeis

Local-SEO-Is-Not...Trabalhar com processos ágeis em projetos, são detalhes que podem fazer toda a diferença na velocidade de construção e no valor agregado do produto.

Técnicas ágeis garantem maior conforto e transparência durante o desenvolvimento do projeto, isso ocorre pois o cliente tem uma melhor visão do andamento e pode tomar decisões adaptativas de forma mais eficiente.

Metodologias ágeis em projetos, reduzem o tempo de retorno sobre o investimento, trazendo maior custo benefício, maior qualidade e mais velocidade na conclusão.

Finalizando o projeto
ORTFOLIO-ITEM-03_03Na conclusão de um projeto de software geralmente temos as etapas de garantia para o produto construído, nesta garantia ocorre um monitoramento constante para proporcionar toda qualidade e eficiência para o produto entregue, desta forma o cliente tem segurança que seu produto será ajustado em caso de qualquer falha após a construção.

Projetos de software, muitas vezes, possuem a forte característica de abrir portas e criar novas oportunidades, ao fim de um projeto, quando um novo produto está disponível e solucionando problemas do dia-a-dia, surgem novas chances para crescimento e evolução e isso acaba criando um círculo “VIRTUOSO”, onde novas demandas são criadas e novos projetos são concebidos.

Share

A CroSoften é uma empresa especializada em engenharia de sistemas e tecnologia, oferece uma série de serviços inovadores como aplicativos móveis, sistemas web e computação em nuvem, além de consultoria completa em tecnologia e marketing digital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *